quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O apetite por chocolate está a agitar mercados

By: Filipe Paiva Cardoso, 7 Jan 2010

Os chineses começaram a entupir-se em chocolate nos últimos anos, fruto de uma classe média emergente que vê nestas tabletes uma manifestação de status económico. Se no mundo o consumo vai crescendo a uns moderados 2% a 3% ao ano, atrás da Muralha o crescimento anual do consumo chega aos 10% a 15%. Além disto, o mau tempo vai ameaçando as produções de cacau e, para a tempestade ser perfeita, a crise que se instalou deprimiu os europeus, que, só no último trimestre de 2009, compraram mais 16,5% de chocolates, revelam dados da European Cocoa Association. Tudo somado, o preço do cacau no mercado internacional disparou como nunca antes foi visto (ver gráfico). Imbuídos do espírito chocolateiro que tomou conta do globo, os donos dos chocolates Milka querem agora comprar os chocolates Cadbury por 11,5 mil milhões de euros, um tablete bem cara.

A Kraft Foods, dona da Milka, das Oreo e do queijo Philadelphia, entre outras marcas, lançou ainda em 2009 uma oferta pública de aquisição (OPA) pela Cadbury, empresa que, além dos chocolates com o mesmo nome, detém a Trident ou a Bubbaloo. O negócio, que é o sonho de qualquer criança ou adulto, já tem um "papão". Warren Buffet, o maior accionista da Kraft, com 9,4% do capital. O decano investidor (ver caixa ao lado) não gostou da oferta e, numa das suas raras tomadas de posição públicas, manifestou-se contra o desejo da Kraft de aumentar o preço oferecido pela Cadbury, pois os 11,5 mil milhões convenceram até ao momento menos de 2% dos accionistas dessa empresa. A oferta decorre até 2 de Fevereiro.

"Pizza for chocolate" A Kraft, para conseguir aumentar o preço da compra da Cadbury, decidiu esta semana vender a divisão de pizzas congeladas à Nestlé por 2,56 mil milhões de euros, valor que poderá servir para aumentar a oferta pela Cadbury. E foi aqui que Warren Buffet decidiu intervir. Em causa o facto de parte da oferta da Kraft passar pela entrega de acções da empresa ao invés de dinheiro vivo. A Kraft propôs a emissão de mais 370 milhões de títulos para angariar mais capital. Porém, para Buffet, o provável negócio com a Cadbury irá destruir mais do que criar valor, razão para impedir que se realize.

O efeito Buffet foi imediato. As acções da Cadbury, que tinham disparado na altura do lançamento da OPA, baixaram de valor - quebra de 5% anteontem e de 3% ontem -, o que arrastou o valor da acção para menos que o oferecido pela Kraft. Mas a jogada de Warren Buffet pode ser mesmo essa. Disfarçando-se de papão anti-OPA, deu um sinal ao mercado e conseguiu baixar o valor da Cadbury, segundo analistas ouvidos pelo "Financial Times". Apesar de a oferta decorrer até ao início de Fevereiro, a Kraft tem apenas até 19 de Janeiro para rever o preço que está a oferecer pela Cadbury.

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